SINTAE UFRJ

Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação

 

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, assim como as demais Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) do país, vem passando, nas últimas décadas, por um forte período de expansão de suas atividades com a ampliação dos campi e o crescimento significativo no número de alunos, técnicos administrativos em educação (TAEs) e docentes, partes formadoras da comunidade acadêmica.

 

Diante desse contexto e no que tange à política de gestão de pessoal da Universidade, o SINTAE, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), desponta, em 2013, como um espaço de reflexão sobre a produção técnico-científica e as atividades desenvolvidas no âmbito da UFRJ, tendo como eixos temáticos "Gestão Pública e Universidade" e "Ensino, Pesquisa e Extensão".

 

As I e II edições do SINTAE UFRJ, realizadas em 2013 e 2014, focam-se na apresentação de produções de TAEs dos diversos Centros da Universidade (veja o SINTAE em Números), incluindo trabalhos com os mais variados temas (acesse o Caderno de Artigos do I SINTAE e os Cadernos de Resumos do I e do II SINTAE).

 

Já o III SINTAE, de 2015, propõe a discussão da "Produção do Conhecimento dos Técnicos Administrativos em Educação" através de um diálogo nacional, contando com participantes de diferentes instituições do país que apresentam a divulgação do conhecimento em publicações eletrônicas e a formação dos técnicos administrativos em educação ─ experiências em Graduação, Especialização e Mestrado (veja a programação).

 

Com o sucesso de suas três edições, a Pró-Reitoria de Pessoal percebe o anseio pela ampliação do debate. Deste modo, em sua IV edição, a ser realizada em 2016, o evento inova ao abrir suas inscrições para ouvintes e submissão de trabalhos em nível nacional, visando a compartilhar o conhecimento técnico-científico e as experiências profissionais e sociais dos técnicos administrativos em educação de IFES de todo o país.

 

Tecnologias da Informação
UFRJ I SINTAE UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ