III SINTAE

(2015)

 

Esta edição teve como tema a "Produção do Conhecimento dos Técnicos Administrativos em Educação - Diálogos Nacionais" e contou com participantes de diferentes instituições do país que apresentam a divulgação do conhecimento em publicações eletrônicas e a formação dos técnicos administrativos em educação ─ experiências em Graduação, Especialização e Mestrado.

Não houve apresentação de trabalhos.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 26/10

 

Mesa 1: As Experiências dos Seminários de Divulgação da Produção de Conhecimento dos Técnicos Administrativos em Educação

 

Participantes:

Rita Cavaliere - SINTAE UFRJ

Edson Cardoso e Ricardo Trainotto - SIMTEC Unicamp

Paula Fernanda Nogueira Ramalho - SITAE UFPR

 

Mediador:

Prof. Roberto Leher - Magnífico Reitor da UFRJ

 

Mesa 2: Divulgação do Conhecimento em Publicações Eletrônicas

 

Participantes:

Pedro Palotti - Revista do Serviço Público (ENAP)

Katia Andrea Silva (UFMS), Roberto da Anunciação (IFSP) e Jaqueline de Castro (UFPB) - E-book A gestão pública na visão dos técnicos administrativos em educação

Gustavo Cravo (PR-4/) e Miguel Amorim (SIBI) - Revista Gestão Pública Universitária (UFRJ)

 

Mediador:

André Chagas Pereira - Superintendente de Pessoal (PR-4/UFRJ)

 

Dia 27/10

 

Mesa 3: Formação dos Técnicos Administrativos em Educação: Experiências em Graduação e Especialização

 

Participantes:

Prof.ª Joana D'Arc de Oliveira - Curso de Graduação Tecnológica em Gestão da Qualidade/UFC

Meri Toledo - Curso de Especialização Gestão da Universidade Pública Federal/UFRJ e Unirio

Aline de Souza Marques - Curso de Especialização Gestão em Administração Pública/UFF

 

Mediadora: Regina Dantas - Pró-Reitora de Pessoal da UFRJ

 

Mesa 4: Formação dos Técnicos Administrativos em Educação: Experiências em Mestrado

 

Participantes:

Prof.ª Teresa Cristina Carneiro - Mestrado em Gestão Pública/UFES e Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP)

Prof.ª Liliam Daisy Gonçalves - Mestrado Profissional em Enfermagem/UFPR

Prof.ª Maria da Salete Barboza de Farias - Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação/UFPB

Prof.ª Márcia Soares - Mestrado a distância em Gestão Pública/UFMG

 

Mediadora: Ivaneide Grizente - Coordenadora de Políticas de Pessoal (PR-4/UFRJ)

 

 

 II SINTAE

(2014)

 

TRABALHOS DE DESTAQUE

 

APRESENTAÇÃO ORAL

 

Residência Multiprofissional em Saúde Perinatal da Maternidade Escola da UFRJ: reflexões sobre a forma de ensinar e produzir cuidado em saúde perinatal, Ana Paula Vieira dos Santos Esteves (Maternidade Escola/UFRJ)

 

Museu Nacional: avaliação das condições e inclusão social das pessoas com deficiência, Guilhermina Guabiraba Ribeiro (Museu Nacional/UFRJ)

 

Gestão por Processos Aplicada ao Setor Público: o caso da reestruturação da diretoria de planejamento e administração da COPPE, Lilian Bitton Migon (COPPE/UFRJ)

 

PÔSTER

 

Aferição do Grau de Cumprimento às Obrigações de Transparência Ativa Constantes da Lei de Acesso à Informação por Universidades Federais do Brasil, Alessandra Monteiro (Faculdade de Direito/UFRJ)

 

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem Pensado e Configurado para UFRJ, Ricardo Lacerda Caiado (NCE/UFRJ)

 

Orientação Acadêmica e Inclusão: diálogo permanente na Escola de Química, Marcus Leonardo Bomfim Martins (Escola de Química/UFRJ)

 

MENÇÃO HONROSA

 

Gestão das Coleções Científicas do Instituto de Biologia, UFRJ, Jorginaldo William de Oliveira (Instituto de Biologia/UFRJ)

 

Pegadas na Areia: seguindo a trajetória do engenheiro civil geotécnico Antônio Jorge delle Vianna, Eduardo Nazareth Paiva (COPPE/UFRJ)

 

Memória e Metodologia: a emancipação através da dança, Denise Maria Quelha de Sá (Educação Física/UFRJ)

 

Estudos sobre a Natureza do Agir em Projetos de Divulgação Científica nos Espaços Escolares, Cristiana de Barcellos Passinato (Instituto de Química/UFRJ)

 

Por Dentro de uma Exposição Virtual: mumificação, técnicas não invasivas e a divulgação científica em Antropologia Biológica, Silvia Reis (Museu Nacional/UFRJ)

 

A educação e a ousadia da intrusão: homens fora da rota, Ana Paula Tatagiba  (Faculdade de Direito/UFRJ)

 

CADERNO DE RESUMOS

 

Acesse aqui.

 

 

PÔSTERES APRESENTADOS NO EVENTO

 

Dia 23/09

 

A VALORIZAÇÃO DO AUTO-CUIDADO ATRAVÉS DE AÇÕES DE ENSINO NA RCS ATENÇÃO PRIMÁRIA EM ODONTOLOGIA

 

O USO DA INTERNET NA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO REQUISITO CURRICULAR SUPLEMENTAR ATENÇÃO PRIMÁRIA EM ODONTOLOGIA DA FO - UFRJ: CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

 

ATIVIDADE CIENTÍFICA E DIVERSIDADE NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFRJ

 

O HORTO BOTÂNICO DO MUSEU NACIONAL/UFRJ E AS ESCOLAS: UMA PARCERIA EM CONSTRUÇÃO

 

UTILIZANDO OS RECURSOS DA WEB 2.0 PARA INOVAR OS SERVIÇOS DE BIBLIOTECA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJ

 

ESTUDOS SOBRE A NATUREZA DO AGIR EM PROJETOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

 

COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NA ÁREA DE SAÚDE: CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS NA UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE PESQUISA ONLINE

 

PARTICIPAÇÃO DO ARQUIVO HISTÓRICO NO EVENTO COMEMORATIVO DO ANIVERSÁRIO DO MUSEU NACIONAL/UFRJ

 

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: APLICAÇÕES NO SETOR PÚBLICO

 

EDUCAÇÃO CONTINUADA DO SERVIDOR TÉCNICO-ADMINISTRATIVO: O RECONHECIMENTO COMO UM MARCO E BENEFÍCIO PARA UNIVERSIDADE, SOCIEDADE E SERVIDOR

 

AFERIÇÃO DO GRAU DE CUMPRIMENTO ÀS OBRIGAÇÕES DE TRANSPARÊNCIA ATIVA CONSTANTES DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO POR UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL

 

 Dia 24/09

 

AVALIAÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM DA EPIDEMIOLOGIA PARA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO, EM 2014

 

ORIENTAÇÃO ACADÊMICA E INCLUSÃO: DIÁLOGO PERMANENTE NA ESCOLA DE QUÍMICA

 

PRÁTICAS E AÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM MINICOMPOSTEIRAS

 

PESQUISAS ACADÊMICAS ELABORADAS PELA SEÇÃO DE MEMÓRIA E ARQUIVO DO MUSEU NACIONAL/UFRJ

 

ATIVIDADES NA ORGANIZAÇÃO DO FUNDO LYGIA SIGAUD

 

POR DENTRO DE UMA EXPOSIÇÃO VIRTUAL: MUMIFICAÇÃO, TÉCNICAS NÃO INVASIVAS E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ANTROPOLOGIA BIOLÓGICA

 

BRIGADA DE INCÊNDIO DA COPPE/CT - UMA REALIDADE

 

GESTÃO DE PROJETOS – CONCEITOS BÁSICOS

 

PLANEJAMENTO DE MÍDIAS PELA BIBLIOTECA DO MUSEU NACIONAL

 

GESTÃO DAS COLEÇÕES CIENTÍFICAS DO INSTITUTO DE BIOLOGIA, UFRJ

 

 Dia 25/09

 

ATENÇÃO DIFERENCIADA ÀS GESTANTES ADOLESCENTES

 

UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PENSADO E CONFIGURADO PARA UFRJ

 

INSERÇÃO DO REQUISITO CURRICULAR SUPLEMENTAR ATENÇÃO PRIMÁRIA EM ODONTOLOGIA NO PRÓ/PET-SAÚDE III

 

SENTIMENTOS MATERNOS FRENTE À INTERNAÇÃO DE SEU FILHO NA UTIN

 

AB-DERIVED DIFFUSIBLE LIGANDS (ADDLS) INHIBIT CHOLINE ACETYLTRANSFERASE ACTIVITY IN CULTURED NEURONS

 

CONFISSÃO, INFORMAÇÃO E HUMOR: A DIVERSIDADE CONTRATUAL DO GÊNERO BLOG

 

PROJETO SAÚDE E STRESS DO TRABALHADOR NA QUALIDADE DE VIDA

 

A INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA SALA DE ESPERA DA ODONTOPEDIATRIA COM FAMILIARES DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA: TRABALHANDO COM EDUCAÇÃO ORAL E POLÍTICAS SOCIAIS

 

FATORES DE RISCO E DE PROTEÇÃO PARA DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS EM SERVIDORES DO CCMN/UFRJ

 

REGISTRO DE ACIDENTES E OCORRÊNCIAS EM QSMS DO IBCCF

 

 

 I SINTAE

(2013)

 

CADERNO DE ARTIGOS

 

Acesse aqui.

 

CADERNO DE RESUMOS

 

Acesse aqui.

UFRJ I SINTAE UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ